5 perguntas a fazer a si próprio antes de escolher uma empresa para enviar remessas para a Venezuela

5 perguntas a fazer a si próprio antes de escolher uma empresa para enviar remessas para a Venezuela

Escolher um empresa para enviar remessas para a Venezuela não é uma tarefa fácil. No final, o que está em causa é o seu dinheiro (que não é fácil de ganhar) e as pessoas que precisam de si (e que precisam que esse dinheiro chegue o mais rapidamente possível).

Muitas vezes, é a falta de informação que gera medo e insegurança. Não escolha a sua empresa de remessas às cegas. Responda a estas 5 perguntas antes de decidir qual delas escolher:

É legal enviar remessas para a Venezuela?

O que é que é legal e porque é que isso é importante? Na verdade, a pergunta correcta é: estou disposto a perder o meu dinheiro? Se está disposto a perder o seu esforço de trabalho, não continue a ler.

Se, por outro lado, preferir a tranquilidade de saber que o seu dinheiro está seguro desde o momento em que efectua o pagamento da remessa até ao momento em que o seu familiar o recebe, explicaremos a importância de escolher uma empresa de remessas licenciada.

Para gerir legalmente as remessas, é necessária uma licença do Banco de Espanha. A obtenção de uma licença é difícil e dispendiosa, pelo que poucos a possuem. Qual é a vantagem de uma licença? A licença garante que a empresa constituiu uma caução para o proteger a si e aos seus remetentes de remessas. A licença garante que a empresa e os seus sócios demonstraram ao Banco de Espanha que têm um historial, que conhecem o negócio e que são solventes.

O que acontece se eu enviar a remessa com alguém sem uma licença?

Mais cedo ou mais tarde, pode acontecer-lhe algo desagradável. Por exemplo, a empresa ilegal pode ter as suas contas bancárias congeladas. Por mais bem-intencionados que sejam, se houver algum inconveniente, o ilegal pode deixá-lo "com a cabra na pata", com poucas consequências para ele e muitas para si.

Por outro lado, A empresa em situação irregular não pode emitir um recibo válido para o procedimento de reagrupamento familiar. Nalguns casos, o estrangeiro ilegal nem sequer passa um recibo válido do seu dinheiro.

Como é que se pode saber se uma empresa é licenciada?

Verifique o sítio Web, pois este deve ser declarado. Pode também pedir um recibo da sua remessa e os dados legais da empresa devem ser indicados nesse recibo. 

O que é que os seus clientes pensam?

A experiência de quem já experimentou o serviço de uma empresa é um verdadeiro indicador e um excelente termómetro para medir a qualidade do seu serviço. Não deixe de procurar por avaliações reais. Existem sites que incluem avaliações escritas por eles mesmos. Por exemplo, procure por avaliações de clientes no Google. Verifique como eles o classificam numa escala de 1 a 5 estrelas. Também é importante verificar o número de avaliações que têm. É mais valioso ter uma média de 4,8 ou 4,9 estrelas, em 5, com centenas de avaliações, do que ter uma média de 5 estrelas, com 3 avaliações de clientes.

É rápido?

O seu pessoal não deve ter de esperar mais de 24 horas para receber o dinheiro, a partir do momento em que a empresa de remessas recebe o seu pagamento. 

E porque é que a rapidez é importante? Antes de mais, porque sabemos que as pessoas na Venezuela precisam de dinheiro para comer, para viver. As remessas são normalmente ajudas que satisfazem as necessidades básicas dos beneficiários. Há empresas de remessas que guardam o dinheiro durante alguns dias e, por isso, lucram com as alterações das taxas.

Se o seu pagamento for imediato (Bizum ou cartão de crédito ou débito) o seu povo deve ver o dinheiro em menos de 24 horas. Há factores que não dependem da empresa de remessas, como o momento em que o banco na Venezuela liberta os fundos ou se é feriado, mas uma empresa séria recebe o dinheiro e desembolsa a remessa o mais rapidamente possível.

Também é importante ter em conta a consistência: as expedições são efectuadas em horários irregulares, por vezes demoram 3 dias e outras vezes 24 horas? Tem de ter a tranquilidade de saber que se enviar uma encomenda hoje, ela chegará sempre amanhã.

Outra questão importante é a fiabilidade do compromisso da empresa de remessas. Há variáveis que podem, por vezes, ficar fora de controlo. O banco de desembolso na Venezuela pode entregar o dinheiro com atraso porque, por exemplo, um feriado bancário atrapalha. É importante que a empresa que escolheres explique as razões, que saibas sempre o que se passa, que possas ficar descansado. É aqui que entra a próxima pergunta, relacionada com o serviço de apoio ao cliente.

Como é o vosso serviço ao cliente?

Estão lá para lhe explicar os processos, para esclarecer as suas dúvidas, para resolver problemas? São simpáticos e atenciosos? Lidam com emergências? Compreendem as suas necessidades e as do seu pessoal na Venezuela? Sente que estão lá para si? Quantas formas tem para os contactar? Facilitam-lhe a vida? Respondem a e-mails? Têm WhatsAPP?

A taxa é justa?

E, claro, deve perguntar a si próprio se a taxa é justa. É importante que o seu beneficiário receba o máximo de dinheiro possível.

Antes de escolher um empresa para enviar remessas para a Venezuelacomparar as tarifas com outras empresas. Lembre-se de o fazer mais do que uma vez, porque as tarifas variam com as flutuações do mercado e duas empresas podem fazer o seu ajustamento com alguma diferença de tempo. No entanto, se escolher a empresa certa, sentir-se-á à vontade para não comparar mais as tarifas, porque conseguirá estabelecer uma relação de absoluta confiança com ela. 

Está agora pronto para escolher a sua empresa de remessas! De Curiara esperamos que estas dicas lhe tenham sido úteis...