Como legalizar uma certidão de nascimento venezuelana em Espanha?

Como legalizar uma certidão de nascimento venezuelana em Espanha

Se quiser saber como legalizar uma certidão de nascimento venezuelana em Espanhamas não percebe o que tem de fazer. Não te preocupes, em Curiara acompanhamo-lo neste processo! 

Alcançar Espanha é um grande passo para realizar os seus sonhos e conseguir uma vida melhor, mas também significa iniciar um caminho cheio de procedimentos e formalidades

Um dos mais importantes é o legalização da certidão de nascimentoO documento abre a porta a inúmeras oportunidades na sua nova vida.

Imagine poder estudar na universidade dos seus sonhos, candidatar-se a uma residência espanhola ou até mesmo casar-se neste belo país, tudo isto é possível com o seu certidão de nascimento legalizada

Este documento dá-lhe acesso a direitos fundamentais como o educação, saúde, trabalho e integração social.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos guiá-lo passo a passo para que possa aprender a como legalizar a certidão de nascimento venezuelana em Espanha fácil e rapidamente.

Esclarecimento de dúvidas: é necessário legalizar ou apostilar a certidão de nascimento venezuelana em Espanha?

legalizar ou apostilar a certidão de nascimento venezuelana em Espanha

Precisa de utilizar o seu Certidão de nascimento venezuelana em EspanhaNão complicar as coisas! Esqueça o legalização e descobrir o apostilaum processo simples e rápido que lhe permitirá utilizar o seu documento legalmente em território espanhol.

O apostila é um carimbo ou anotação que é adicionado a um documento público estrangeiro para validar a sua autenticidade e torná-lo válido noutros países. 

Isto elimina a necessidade de legalizar o documento através dos canais diplomáticos tradicionais. Este facto simplifica consideravelmente o processo.

No caso do Certidão de nascimento venezuelanaa apostila certifica que o autenticidade da assinatura e validade do documentotornando-o válido para utilização em Espanha.

Diferenças entre apostilar e legalizar um documento

Legalizar y apostila são dois processos diferentes para validar documentos a nível internacional. Mas cada um tem um objetivo específico.

Por um lado, o legalização permite-lhe validar a autenticidade de um documento emitido num país, ser reconhecido oficialmente noutro país que não seja membro da Convenção de Haia.

Exemplo: Se for necessário utilizar um Documento venezuelano num país que não é membro da Convenção de Haiacomo CanadáPoderá ser necessário legalizá-lo para que seja válido.

Por outro lado, o apostila é um procedimento simplificado ao abrigo do Convenção de Haia de 1961que elimina a necessidade de legalização completa dos documentos públicos entre os países membros.

Exemplo: Para os documentos emitidos num país membro da Convenção de Haiacomo Venezuela e Espanhapode ser obtido por apostila em vez de legalizar o documento

Principais diferenças

Âmbito de aplicação

  • O legalização é mais abrangente e necessário para documentos destinados a países não abrangidos pela Convenção de Haia. 
  • O apostila aplica-se especificamente aos documentos entre países que são partes na Convenção.

Processo

  • O legalização geralmente envolve mais etapas e pode exigem visitas a consulados ou embaixadas. 
  • Por outro lado, o apostila é um processo mais simples e direto, disponível em linha em alguns países.

Preço

  • Apostila é normalmente mais barato do que legalizaruma vez que envolve menos burocracia e taxas.

Felizmente, Espanha e Venezuela fazem parte do Convenção de Haia de 1961o que significa que não é necessário legalização da certidão de nascimento venezuelana para utilização em Espanha. Só precisa de o mandar apostilar.

Como legalizar uma certidão de nascimento venezuelana em Espanha? Siga os nossos passos

Passos a seguir para legalizar uma certidão de nascimento venezuelana

Como já vimos, a melhor maneira de tornar oficial a sua Certidão de nascimento venezuelana em Espanha é apostilar.

Aqui explicamos como o fazer passo a passo.

Passo 1: Obter a sua certidão de nascimento

Se já tem uma cópia do seu certidão de nascimentoBasta verificar se tudo está correto. 

Mas, se ainda não o tiver, pode obtê-lo encomendando ajudar um familiar ou amigo na Venezuela. Podem ir ao Registo Civil onde foi registada a sua certidão de nascimento e solicitar uma cópia autenticada. 

Ou, por outro lado, pode contratar um gestor na Venezuela e pedir-lhes que efectuem este procedimento por si.

Passo 2: Registar e marcar uma consulta

Quando tiver o seu certidão de nascimentoterá de se registar no Sistema de e-Legalização e e-Apostila de Ministério Popular dos Negócios Estrangeiros da Venezuela.

Criar uma conta se for a primeira vez que acede ou inicia sessão com as suas credenciais. E, uma vez dentro do sistema, peça um nomeação para apostilar o documento. 

Etapa 3: Ir à marcação e efetuar o pagamento

Na data prevista, terá de apresentar o certidão de nascimento original no serviço competente. 

Por este motivo, é altamente recomendável que, antes de marcar uma consulta, procure os gabinetes autorizados e veja qual é o mais próximo de si.

Na marcação, deve trazer os dois documentos certidão de nascimento oficial como uma cópia e pagar as taxas estabelecidas para a apostila.

Quando se inscrever para a sua consulta, ser-lhe-á indicada a data e a hora da sua consulta.cordas que tem de pagar como o métodos de pagamento disponíveis. 

Mas, se tiver alguma dúvida sobre este assunto, não hesite em contactar o Consulado da Venezuela em Espanha.

Etapa 4: Validação em Espanha

Uma vez apostiladoa certidão de nascimento é automaticamente reconhecido em Espanha graças ao Convenção de Haia. Não é necessário efetuar qualquer legalização antes da Autoridades espanholas.

E pronto! Com estes passos, o seu Certidão de nascimento venezuelana estará pronto e será oficialmente reconhecido em Espanha.

Também quer saber como apostilar o diploma de bacharel venezuelano em Espanha? No nosso artigo, dizemos-lhe como o pode fazer de uma forma muito simples.

E se o seu filho já tiver nascido em Espanha? Explicamos os passos a seguir

passos a seguir se o seu filho já tiver nascido em Espanha

O nascimento de um filho é um acontecimento maravilhoso que traz consigo novas responsabilidades e obrigações. 

Sim o seu filho nasceu em EspanhaOegalizar a sua certidão de nascimento para garantir os seus direitos e benefícios tanto em Espanha como em Venezuela.

Este processo pode parecer complexo, mas com as informações correctas e seguindo os passos correctos, será capaz de o concluir de forma eficiente e sem problemas.

O seguinte é um guia completo que o ajudará a compreender cada passo do processo processo de legalização da certidão de nascimento do seu filho nascido em Espanha:

Passo 1: Registar o seu nascimento

No primeiro 72 horas após o nascimentodeve notificação de nascimento em Registo Civil espanhol

Não se esqueça que terá de transportar o certidão de nascimento do hospital, bilhete de identidade ou passaporte e livro de registo familiar (se o tiver).

Com os documentos acima mencionados, terá de se dirigir ao Registo Civil para registar o seu filho.

A Certidão de nascimento espanhola e, se não tiver um, ser-lhe-á dado um Livro de família.

Etapa 2: Inscrição no registo municipal

Depois de registar o nascimento do seu filho no Registo Civilo passo seguinte é registá-lo no registo municipal. 

Este procedimento oficial dá ao seu filho o direito de estatuto de residente no seu municípioA nova lei, que lhe permite aceder a uma vasta gama de serviços públicos essenciais, tais como educação e saúde.

Isto é feito no conselho localonde é necessário trazer o certidão de nascimento do bebébem como o documentos de identidade (bilhete de identidade ou passaporte) de ambos os progenitores. 

Também é necessário um cComprovativo da sua residência atualcomo um contrato de aluguer ou o escritura de propriedade.

Uma vez registado no registo municipalpode candidatar-se a o cartão de saúde do bebé no centro de saúde competente. 

Este cartão é importante para que possa receber cuidados médicos quando necessário.

Passo 3: Registar o nascimento no Consulado da Venezuela em Espanha

Para garantir que a criança tenha o Nacionalidade venezuelanaSe o nascimento da criança não estiver registado, o nascimento da criança deve ser registado no Consulado da Venezuela em Espanha

Para o fazer, é necessário trazer o seu Certidão de nascimento espanholaque deve ser apostilado. Também é necessário o Passaporte venezuelano e, no caso de serem casados, o certidão de casamento. 

Além disso, deve trazer dois adultos para servirem de testemunhas e que têm identificação.

Passo 4: Obter o seu passaporte venezuelano

Quando tiver o seu Certidão de nascimento venezuelanapode candidatar-se ao seu Passaporte venezuelano no consulado. 

Se quiser saber como é o processo, consulte o nosso artigo sobre como renovarar o passaporte venezuelano em Espanha contamos-lhe tudo sobre isso.

Curiara, juntos a cada passo

Curiara juntos a cada passo

Em Curiara, compreendemos a complexidade emocional e os desafios envolvidos legalizar uma certidão de nascimento venezuelana em Espanha. 

Estar longe de casa e navegar pelos trâmites burocráticos pode ser uma tarefa difícil. 

Estamos solidários consigo e queremos oferecer-lhe o nosso apoio durante todo o processo. É por isso que lhe oferecemos este guia básico sobre como legalizar uma certidão de nascimento venezuelana em Espanha, que esperamos que seja de grande ajuda.

E, caso seja necessário enviar dinheiro para os seus familiares na Venezuelaem Curiara oferecemos-lhe uma alternativa para que o possa fazer de uma forma mais eficiente. rápido e seguro.

Envie dinheiro aos seus entes queridos com apenas alguns cliques!